domingo, 26 de agosto de 2012

Genes e RNA: A transcrição Gênica


Genes e RNA: A transcrição gênica
Relação entre genes, cromossomos e DNA
O DNA é o constituinte fundamental dos cromossomos. Cada cromossomo possui apenas uma molécula de DNA, que pode atingir até 10 cm de comprimento e apresentar mais de 150 milhões de pares de nucleotídeos.
Gene: Corresponde a uma região particular de uma molécula de DNA. Cada gene determina a produção de molécula especifica de RNA, “transcrevendo “ para ela seu código molecular.
RNA : Orienta a produção de proteínas traduzindo informações codificada na molécula de RNA em uma sequência de aminoácidos, característica de cada molécula proteica.
Obs: somente 3% do DNA é codificante de RNA, o restante é chamado de DNA não codificante.
Genoma: Conjunto de moléculas de DNA – de um organismo eucariótico pode ser comparado a uma coleção de livros de receitas. Cada livro corresponde a um cromossomo, com sua respectiva molécula de DNA, e cada receita seria um gene.
Transcrição Gênica
Todo RNA é produzido a partir de um molde de DNA (gene). No processo de transcrição gênica, as duas cadeias do DNA se separam e uma delas serve de molde ao RNA; a outra cadeia do DNA permanece inativa. Ao final do processo, as duas cadeias de DNA voltam a se emparelhar, reconstruindo a dupla hélice.
A síntese de RNA a partir de DNA é catalisada pela enzima polimerase do RNA. Essa enzima une-se a uma das extremidades do gene começa a separar as cadeias de DNA, orientando o emparelhamento de ribonucleotídeos livres a uma das cadeias. Esse emparelhamento segue a regra : uracila emparelha-se com adeninas da cadeia – molde de DNA ( U ▬ A), adenina emparelha-se com Timina ( A ▬ T), Guanina emparelha-se com Citosina e vice versa ( G ▬ C e C ▬ G).

A sequência de bases nitrogenadas de uma molécula de RNA reflete rigorosamente a sequência  de bases da cadeia de DNAque serviu de molde. Assim, a mensagem em código escrita no DNA é transcrita para o RNA. É por isso que o processo de produção de RNA é chamado de transcrição gênica.
Os limites de um gene
O início de um gene é marcado pela sequência especial de pares de bases nitrogenadas conhecida como região promotora do gene, e é nessa região onde se encaixa a polimerase RNA, molécula que inicia a síntese do DNA e utiliza uma das cadeias como molde para formação do RNA. O processo continua até que a polimerase do RNA encontra uma sequência específica de bases nitrogenadas, a chamada que a sequência de termino de Transcrição, que marca o fim do processo.


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Vídeos sobre os cinco sentidos


Vídeos musical sobre os modelos Atômicos


Vídeos sobre os Anelídeos


Resumo Anelídeos


Anelídeos (Annelida - do latim annelus, pequeno anel + ida, sufixo plural)
Ø Triblásticos, celomados, com o corpo segmentados (anéis ou metâmeros).
Ø Pele revestida de cutícula
Ø Podem apresentar pequenos pelos, e pela quantidade e ou não presença são classificados os anelídeos.
Classe Oligochaeta e/ou Oliquetas (oligo = pouco ; quetas = cerdas) Estes animais tem poucas cerdas (pelos), que contribuem na locomoção, funcionando como apoio nas contrações musculares para a movimentação. Gostam de ambientes úmidos.
Ex: Minhocas
Classe Polychaeta e/ou Poliquetas( poli = muitas) também conhecidos como vermes marinhos. As cerdas nesta classe se modificaram para melhor locomoção, denominadas Parapódios.
Ex: Verme de fogo
Classe Hrudinea e/ou Hirudíneos -  Não tem nenhuma cerda. Bichos de água doce e tem ventosas que serve para alimentar-se , se fixando em vertebrados e para a movimentação.
Ex: Sanguessuga (hematófagos)
Ø Tubo digestório completo e digestão extracelular. Há órgãos parecidos com o papo (armazena alimento) e moela (tritura o alimento).
Ø Há uma variação da respiração, alguns têm respiração cutânea e outros por respiração branquial.
Ø Circulação sanguínea fechada em vasos, denominada Circulação fechada. Presença de pigmentos que se conectam ao oxigênio, de cor vermelha chamada hemoglobina.
Ø Em cada metâmero tem um par de nefrídeos, que retiram as excretas do celoma.
Ø Também em cada metâmero temos um par de gânglios nervosos.
Ø Minhocas e sanguessugas são hermafroditas com desenvolvimento direto, já as poliquetas tem o sexo separado e desenvolvimento indireto.

Obs: lembrando alunos, aqui está somente um pequeno resumo. Informações mais detalhadas estão no livro ou em consultas livre que você pode fazer e ampliar o seu conhecimento.


Ácidos Nucléicos


Ácidos Nucléicos
São compostos pelo encadeamento de grande número de unidades, os nucleotídeos. Existe dois tipos básicos: Ácido desoxirribonucleico (ADN ou DNA)  e Ácido Ribonucléico (ARN ou RNA).
Nucleotídeos:  são formados por uma ribose ou desoxirribose (um tipo de açúcar), grupo fosfato e uma base nitrogenada. O açúcar e o grupo fosfato tem função estrutural e nas bases nitrogenadas é que está contido o código genético.
Bases Nitrogenadas : Existem cinco tipos, que se classificam em Púricas e Pimídicas.
Púricas: possuem um duplo anel de carbono denominado purina.
Ex: Adenina (A) e Guanina (G)
Pirimídicas: tem apenas um anel de carbono chamado pirimidina.
Ex: citosina (C), Timina (T) e Uracila (U).

Tipos de Ácidos Nucléicos
Os ácidos nucléicos são diferenciados pelo tipo de açúcar que compõe seu nucleotídeo.
DNA – desoxirribose
RNA – Ribose
DNA – Ácido Desoxirribonucléico
Tem como função guardar todas as informações do ser. A estrutura molecular do DNA, conhecida como dupla hélice se apresenta uma cadeia dupla de nucleotídeos torcidos em hélice no espaço, ligados um ao outro pelas bases nitrogenadas. As bases nitrogenadas se encontram nas cadeias somente nesta disposição:
Ex:
Somente adenina se liga a Timina e Guanina se liga a Citosina. Por este motivo temos uma fita dupla complementar. Um lado complementa o outro em informações do código genético. A sequência específica de bases forma a mensagem genética, que determinará a coleção de proteínas e influenciará  as características do organismo.
RNA – Ácido Ribonucléico
Este ácido nucleico é o executor das informações contidas no DNA. Fazendo várias funções importantes, tem somente uma cadeia de nucleotídeos e não tem a base nitrogenada timina, apresentando a Uracila. Ao copiar informações do DNA, onde haveria Timina, o RNA coloca Uracila.
Tipos de RNA
RNA Mensageiro   Pega a mensagem do DNA e leva para o citoplasma, para  sintetizar proteínas.   (RNA m).
RNA Ribossômico   Forma o ribossomo. (RNA r)
RNA transportador – leva os aminoácidos para a síntese . (RNA t)

Quadro comparativo entre os tipos de ácidos nucléicos:
DNA
RNA
Cadeia dupla de nucleotídeos
Cadeia simples de nucleotídeos
Desoxirribose
Ribose
Adenina, guanina, citosina e timina
Adenina, guanina, citosina e uracila
Guarda as informações
Executa as informações do DNA