sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Resumo Anelídeos


Anelídeos (Annelida - do latim annelus, pequeno anel + ida, sufixo plural)
Ø Triblásticos, celomados, com o corpo segmentados (anéis ou metâmeros).
Ø Pele revestida de cutícula
Ø Podem apresentar pequenos pelos, e pela quantidade e ou não presença são classificados os anelídeos.
Classe Oligochaeta e/ou Oliquetas (oligo = pouco ; quetas = cerdas) Estes animais tem poucas cerdas (pelos), que contribuem na locomoção, funcionando como apoio nas contrações musculares para a movimentação. Gostam de ambientes úmidos.
Ex: Minhocas
Classe Polychaeta e/ou Poliquetas( poli = muitas) também conhecidos como vermes marinhos. As cerdas nesta classe se modificaram para melhor locomoção, denominadas Parapódios.
Ex: Verme de fogo
Classe Hrudinea e/ou Hirudíneos -  Não tem nenhuma cerda. Bichos de água doce e tem ventosas que serve para alimentar-se , se fixando em vertebrados e para a movimentação.
Ex: Sanguessuga (hematófagos)
Ø Tubo digestório completo e digestão extracelular. Há órgãos parecidos com o papo (armazena alimento) e moela (tritura o alimento).
Ø Há uma variação da respiração, alguns têm respiração cutânea e outros por respiração branquial.
Ø Circulação sanguínea fechada em vasos, denominada Circulação fechada. Presença de pigmentos que se conectam ao oxigênio, de cor vermelha chamada hemoglobina.
Ø Em cada metâmero tem um par de nefrídeos, que retiram as excretas do celoma.
Ø Também em cada metâmero temos um par de gânglios nervosos.
Ø Minhocas e sanguessugas são hermafroditas com desenvolvimento direto, já as poliquetas tem o sexo separado e desenvolvimento indireto.

Obs: lembrando alunos, aqui está somente um pequeno resumo. Informações mais detalhadas estão no livro ou em consultas livre que você pode fazer e ampliar o seu conhecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário